Diário do Pará Online

Zoonoses realiza campanha de vacinação anti-rábica

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) inicia, no próximo sábado (08), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica de Cães e Gatos no município. A vacinação anti-rábica vai acontecer sempre aos sábados, de 08 de maio até 12 de junho, em 25 bairros de Belém, divididos em quatro postos de vacinação por bairro.

Cães e gatos são os principais vetores da raiva dentro das grandes cidades. Por isso, o CCZ realiza a campanha, com o intuito de impedir a disseminação da doença em Belém. A estimativa do CCZ, para este ano, é que 50 mil animais (entre cães gatos) sejam vacinados. Animais a partir de um mês de idade e que não tenham sido vacinados na campanha de 2009, quando o CCZ conseguiu vacinar 127.312 cães e 39.624 gatos, são o principal alvo deste ano.

A campanha nacional é anual, porém nem todos os animais são vacinados pelos mais diversos motivos, pois alguns estão doentes, outros não têm a idade mínima para receber a vacinação ou mesmo por descuido do proprietário.

Segundo a diretora do CCZ, Regina Perezino, é importante que a população participe da campanha levando seu animal de estimação para se vacinar, pois a raiva é uma doença extremamente mortal, tanto para o animal quanto para o ser humano.

“A raiva é transmitida pela saliva do animal contaminado e é uma doença 100% letal, a partir do momento em que surgem os sintomas. Tanto no homem quanto no animal os sintomas de contágio da doença são semelhantes. Primeiro começam com as mudanças comportamentais, ficando agressivo, em seguida apresenta fotofobia. O animal apresenta uma salivação excessiva, pois o vírus causa paralisia da língua”, esclarece Perezino.

Esta campanha é para vacinar os animais, que por qualquer motivo, não foram vacinados na campanha nacional de outubro de 2009, que por ventura estavam doentes, que nasceram depois desta data ou porque o proprietário não levou para se vacinar. “Os animais maiores ou mais bravos devem ir sempre com uma focinheira”, ressalta a diretora do CCZ, Regina Perezino. 

Abaixo a relação de datas, bairros e postos da vacinação anti-rábica:

08/05

Icoaraci - Postos: (UMS Icoaraci, Liceu de Artes e Ofícios, Hospital Abelardo Santos e Posto Saúde da Família Agulha).

Outeiro - Postos: (UMS Outeiro, Quadra do Modelo, Centro Comunitário Copacabana do Norte e Escola Estadual Geny Gabriel Amaral).

Maguari - Postos: (UMS Maguari, Escola Municipal Paulo Freire – Tenoné, E.E.E.F.M. Profª Maria Gabriela Ramos de Oliveira e Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenoné).

Satélite – Postos: (UMS Satélite, Escola de E.F.M Dilma Catete, Escola Comunitária Silva Bragança e Casa da Srª Andréia – Conj. Ariri Bolonha, quadra 34, n° 07).

Tapanã – Postos: (UMS Tapanã, Escola Municipal Heloisa de Castro, Associação dos Moradores do Conj. Tapajós, Escola de ensino Fundamental Aldebaro Klautau).

15/05 – Pratinha, Benguí, Cabanagem, Marambaia e Águas Lindas

22/05 – Telégrafo, Sacramenta, Vila da Barca, Curió e Cotijuba

29/05 – Pedreira, Marco, Fátima, Cremação e Condor

12/06 – Guamá, Jurunas, Terra Firme, Providência e Mosqueiro

(Ascom/CCZ)