Diário do Pará Online

Queda de monomotor foi causada por falta de combustível

A falta de de combustível foi o fator determinante para a queda do avião monomotor da empresa WJ Táxi Aéreo na tarde da última quinta-feira (11), em Santarém, no Oeste do Pará. A confirmação foi do próprio piloto, Adolfo Biver a David Serruya, cunhado de Rubem Serruya, único ocupante da aeronave que não conseguiu se salvar.

SANTARÉM (PA) - A falta de  de combustível foi o fator determinante para a queda do avião monomotor da empresa WJ Táxi Aéreo na tarde da última quinta-feira (11), em Santarém, no Oeste do Pará.

A confirmação foi do próprio piloto, Adolfo Biver a David Serruya, cunhado de  Rubem Serruya,  único ocupante da aeronave que não conseguiu se salvar.

David explica que manteve contato com o piloto e que Biver teria lhe revelado a causa que o levou a fazer um pouso forçado nas águas do rio Tapajós, a três quilômetros da margem da praia de Maria José, próximo a cabeceira da pista.

Uma equipe técnica do Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Ceripa) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está em Santarém para apurar as causas do acidente. O trabalho inicial é de levantamento de dados e o técnico do Ceripa, Honorato assegura que os resultados preliminares devem sair em 90 dias.

Biver e a arquiteta Leila Domingues foram socorridos por uma bajara (pequena embarcação) que passava pelo local apóso acidente. Biver disse a David que assim que o monomotor caiu, os três passageiros (Adolfo Biver, Leila Domingues e Rubem Serruya) ainda permaneceram por alguns minutos em cima de uma das asas do avião, que aos poucos foi afundando. "A informação que temos é que Rubem não quis tirar a roupa para que pudesse se manter flutuando. Ele não nadava muito bem e com desespero acabou afundando", conta o cunhado.

RESGATE - A esposa de Rubem, Milene Serruya, que acompanhou as buscas até às 23h de quinta-feira e não apareceu no local do acidente, ontem. David Serruya, irmão de Milene informou que ele está muito abalada com a certeza da morte do marido e prefere esperar em casa o final da operação.

Às 18h30 de ontem, homens do Corpo de Bombeiros suspenderam as buscas que foram retomadas na manhã deste sábado (13). Militares da Marinha permanecerem no local até às 23h de ontem.

A missão de encontrar o corpo do nutricionista ganhou adeptos. Amigos e familiares também, com lanças, passaram a procurar Rubem no rio Tapajós. As buscas estão sendo feitas em toda extensão do rio, próximo o local da queda. A aeronave também ainda não foi localizada. Apenas manchas de óleo são vistas pelos homens do resgate e servem como indicação de que o monomotor modelo Embraer EMB-711C Corisco prefixo PT-NNM está por perto.     



WJ - Até o momento a direção da empresa WJ Táxi Aéreo não deu nenhuma informação sobre o acidente. Por telefone, uma funcionária que não quis se identificar disse que assim que ficar esclarecido as causas do acidente a imprensa seria avisada.  (Albarina Coelho - Diário do Pará)