Diário do Pará Online

Programação segue com o desfile do Dia da Raça

A programação tem início às 8h

BELÉM (PA) - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dá prosseguimento à programação da Semana da Pátria deste ano, com o tradicional desfile escolar do Dia da Raça, que deve atrair um público de quase cinco mil estudantes das redes de ensino estadual e municipal, além de instituições e fundações, durante toda a manhã do dia 5, na Aldeia Cabana.

A programação tem início às 8h, com a apresentação da Banda da Polícia Militar. Ao todo, 31 escolas e instituições educacionais devem passar pela Aldeia Cabana, num desfile que terá como foco o programa do Governo do Estado "Pará, minha terra, minha escola, minha paz", lançado em 11 de agosto deste ano, com o objetivo de promover ações voltadas para a construção de uma cultura de paz nas escolas estaduais.

Além dos estudantes, muitas instituições participam do desfile cívico em homenagem ao Dia da Raça. Entre elas, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), o Projeto Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros, a Embaixada de Samba Império Pedreirense, Igreja Evangélica Assembléia de Deus, União dos Escoteiros do Brasil – Região do Pará e o Centro de Formação Profissional Getúlio Vargas. A programação do Dia da Raça se encerra com o desfile do Colégio Estadual Paes de Carvalho.

A programação da Semana da Pátria foi lançada no dia 1º de setembro, no ginásio da Escola Superior de Educação Física, com o tema “Pará, minha terra, minha escola, minha paz” e pretende envolver durante todo o mês de setembro mais de 400 mil alunos, entre ações cívicas e caminhadas pelos bairros da cidade, mostras de bandas e fanfarras, paralelas às disputas do 50º Jogos Estudantis Paraenses (JEP’S), que comemoram este ano o Jubileu de Ouro. “Toda a programação da Semana da Pátria foi organizada de forma que as escolas desfrutassem desse momento cívico, aproveitando as atividades realizadas nos bairros”, explicou o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc, Raimundo Pena.

Segurança - Para garantir a segurança no local, a Policia Militar disponibilizará um contingente de 500 policiais nas ruas, mantendo a mesma estrutura instalada no ano passado. Também estarão presentes homens do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Polícia Civil. A Secretaria Municipal de Economia (Secon) vai fazer o controle dos ambulantes para evitar a venda de bebidas alcoólicas no local. A Companhia Transportes do Município de Belém (CTBel) e o Departamento Estadual de Transito (Detran) devem orientar o trânsito nas ruas próximas à Aldeia Cabana.

As vias de acesso ao desfile serão pela Antônio Everdosa, Marquês de Herval, parte da Mauriti e da Dr. Freitas. Por medida de segurança, ambulâncias também serão distribuídas nas transversais da Aldeia Cabana, numa parceria da Seduc com a Sespa, Sesma, Corpo de Bombeiros, PM, Exército e Aeronáutica, para que disponibilizem o maior número de atendimentos possíveis.

Serviço - O Desfile Escolar do Dia da Raça abre, às 8 horas, com a apresentação da Banda da Polícia Militar, envolvendo ao todo a participação de 31 escolas e instituições do Estado.

Confira a ordem do desfile

1. Banda da Polícia Militar

2. Secretaria de Estado de Esporte e Lazer - SEEL

3. Projeto Escola da Vida – Corpo de Bombeiros.

4. ERC Lourenço Filho e APAE

5. Instituto Estadual Carlos Gomes

6. Embaixada de Samba do Império Pedreirense

7. ERC Clube de Mães Santa Rita de Cássia

8. EEEFM Vilhena Alves

9. Federação de Bandeirantes do Brasil

10. Nova Era Kotekitai

11. EEEIF Jarbas Passarinho (Marco)

12. EEEF Almirante Renato Guillobel

13. Clube de Desbravadores da Associação Baixo Amazonas

14. EEEF Francisco Paulo Mendes

15. AGAPE

16. EEEFM Augusto Meira

17. Assembléia de Deus

18. EEEFM Aldebaro Klautau

19. EEEFM Deodoro de Mendonça

20. Centro de Formação Profissional Getúlio Vargas

21. União dos Escoteiros do Brasil – Região do Pará.

22. EEEM Avertano Rocha

23. Sociedade Cultural do Pará Profº Luiz Otávio Cardoso dos Santos – SOCULT

24. EEEFM Visconde de Souza Franco.

25. Federação Paraense de Capoeira.

26. Escola Municipal de Ensino Fundamental Geraldo Manso Palmeira.

27. EEEFM Acácio Felício Sobral

28. EEEFM Lauro Sodré

29. EEEM Magalhães Barata

30. Instituto de Educação Estadual do Pará – IEEP

31. Colégio Estadual Paes de Carvalho

(Agência Pará)