Diário do Pará Online

Faci divulga listão dos aprovados

BELÉM (PA) - A Faculdade Ideal (Faci) divulgou, no início da tarde de ontem (14), a lista com os 1.040 nomes dos aprovados no Processo Seletivo 2009 para os seis cursos de Graduação Bacharelada e Licenciada e para os cinco cursos de Graduação Tecnológica.

>> Veja o nome dos candidatos aprovados

Os calouros fizeram a festa em frente à faculdade e pelas ruas da cidade. Wanessa Camilly Cerbino da Cunha, de 16 anos, conquistou o primeiro lugar geral no processo seletivo.

Ela foi aprovada no curso de Direito, com 219 do total de 250 pontos. Aluna do Colégio Ideal desde o início do Ensino Médio, ela contou que cursar Direito sempre foi o seu sonho. "Tem tudo a ver comigo e é uma profissão com a qual me identifico bastante", declarou Wanessa.

Para ela, que pretende seguir a carreira de Juíza, o Direito é uma profissão que exige bastante autonomia, um certo "poder de persuasão que o advogado tem de transformar uma situação a favor do seu cliente".

O fato de ser o primeiro lugar geral foi uma surpresa que a deixou muito feliz. "Não tinha noção que isso poderia acontecer. Eu estava muito nervosa e até de não passar porque era muita gente concorrendo, incluindo colegas meus que eu sei que são muito bons".

Wanessa estava em sala de aula quando soube do resultado. A comemoração em família começou assim que ela chegou em casa, com muita pizza e esfiha.

"É uma sensação inexplicável, de vitória, de realização, por ter visto o empenho, a dedicação e a força dela, uma pessoa estudiosa, batalhadora e que sempre nos deu muito orgulho", declarou a mãe, Márcia Cerbino.

O curso mais concorrido do vestibular foi o de Direito, com 7,2 candidatos para cada vaga, seguido de Engenharia Civil (2,1 candidatos/vaga) e Administração (1,8 candidatos/vaga). Nesta segunda-feira, a Faci realizará um encontro com os calouros no auditório central do Grupo Ideal. O objetivo é que eles conheçam a estrutura da instituição e a profissão que escolheram.

A primeira chamada para a matrícula está agendada para o período de 18 a 21 de novembro e a repescagem, para os dias 24 e 25 de novembro. Para a matrícula, os calouros devem apresentar o certificado de conclusão de ensino médio, histórico escolar do ensino médio, certidão de nascimento e/ou casamento, RG, CPF, comprovante de quitação com o serviço militar, título de eleitor, comprovante de votação da última eleição, comprovante de residência e três fotos 3X4. (Márcia Damasceno/Diário do Pará)