Terça-feira, 03/04/2012, 03:10h

Feira ganha reconhecimento público

A Feira Gastronômica “Pará de Todos os Gostos, de Todos os Sabores”, montada no último final de semana no mezanino da Yamada do shopping Pátio Belém, encerrou com êxito a quarta fase do segundo ano do projeto “Orgulho de ser do Pará” e superou todas as expectativas. O evento foi um sucesso de público. Os organizadores do evento estimam que no sábado e no domingo foram servidas mais de oito mil porções dos pratos típicos (Frito do Vaqueiro, Mujica de Piracuí, Maniçoba e Tacacá) e de doces aos que compareceram à feira. Mais de cinco mil pessoas circularam na feira nos dois dias. Pessoas de todas as regiões do Estado e até de fora do Pará prestigiaram o evento. Muitos compareceram após a propaganda de “boca-a-boca”. Outros através das matérias jornalísticas publicadas no DIÁRIO DO PARÁ e no DOL nas últimas semanas. Todos com um único objetivo: conhecer e degustar um pouco mais da cultura e da culinária paraense.

Daniela Barion, gerente de marketing do DIÁRIO, lembra que a cenografia da feira criou uma conexão imediata com os visitantes. “As pessoas apreciaram muito a programação, pois foram inseridas em espaços históricos e culturais importantes da cidade, como a feira do Ver-o-Peso e o Teatro da paz. Foi nesse ambiente que conheceram um pouco mais da nossa cultura e da nossa gastronomia”, destaca. Para Nilton Lobato, gerente comercial do jornal, o objetivo da feira em finalizar a segunda etapa do projeto “Orgulho de Ser do Pará” foi plenamente cumprido. “O projeto também teve uma aceitação muito boa entre os leitores e patrocinadores. A estratégia de preencher a cartela com os cupons e trocar pela degustação na feira deu o resultado que esperávamos. Nessa etapa conseguimos retratar bem a cultura, a literatura, o povo e a culinária paraense da forma que realmente são e com muita repercussão aqui e fora daqui”, coloca.

Jader Barbalho Filho, diretor-presidente do DIÁRIO ressalta que a resposta do público ao evento e ao “Orgulho de Ser do Pará” como um todo é fantástica e contagia a todos que participam do projeto. “Foi muito gratificante ver pessoas de outros Estados e até as daqui degustando as nossas comidas, descobrindo as riquezas da nossa culinária. Esse projeto foi feito justamente para isso: para resgatar a autoestima do nosso povo para as nossas coisas e também divulgá-las, aqui e lá fora”, ressalta.

O segundo ano do projeto contou com outras três fases: “Pará de Todas as Caras, de Todas as Raças”; que teve o objetivo de traduzir a essência do povo paraense resgatando a sua identidade; “Pará de Todas as Cores, de Todas as Crenças”, que valorizou a cultura paraense através das suas manifestações artísticas, religiosas e culturais; e o “Pará de Todos os Versos, de todas as Prosas”, que divulgou os autores paraenses e suas obras e o hábito de ler. Matérias e fascículos dominicais, onde o leitor teve um panorama das variadas expressões da rica culinária paraense através de um passeio pelas várias regiões do Estado e também pela relação de nosso povo com sua cozinha. Além de reunir receitas, personagens e curiosidades sobre nossos pratos mais tradicionais: o tacacá; condimentos e cozinha marajoara; maniçoba e gastronomia do Baixo Amazonas; doces e frutas; pato no tucupi, caranguejo e a cozinha da Região do Salgado. (Diário do Pará)

Acesse aqui o blog do Orgulho do Pará. Notícias, informações e bastidores da campanha.

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Diário, Orgulho de ser do Pará - Trailer 1
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