Domingo, 28/08/2011, 10:05h

DOL: notícia em primeira mão e com qualidade

Caiu um prédio de 33 andares em Belém! Supremo Tribunal Federal julga a validade da Lei Ficha Limpa! Homem é brutalmente assassinado dentro de motel! Ao saber de notícias como estas, a população procura imediatamente mais informações na internet. Seja no computador ou celular, o internauta quer ler ao menos uma linha sobre o assunto.

A apuração de notícias no DOL funciona de forma ágil, principalmente quando se trata de casos especiais, no estilo “notícia minuto a minuto”. Da redação, os repórteres entram em contato com a polícia, com os bombeiros, com a assessoria de imprensa das empresas, órgãos e ligam ainda para os repórteres do grupo RBA que estão nas ruas, para que as notícias estejam sempre atualizadas.

Diego Andrade, coordenador do Diário Online, explica que velocidade da publicação é tão importante quanto a precisão da informação. “A importância está justamente em encontrar o equilíbrio entre a velocidade e a publicação da informação de forma correta. A internet nos permite acompanhar diversos acontecimentos em tempo real, de forma até mais rápida do que a televisão, já que qualquer pessoa e em qualquer lugar, portando um celular, pode repassar uma informação crucial”, afirma.

Ao fazer a cobertura de um caso especial, uma equipe é convocada para acompanhar tudo sobre aquele assunto, apurando, escrevendo e publicando no portal, além de disseminar no Twitter. “Essa estrutura garante que o internauta fique com a sensação de que existe alguém capaz de lhe informar os detalhes que uma simples matéria não pode mostrar. Temos exemplos como o caso do desabamento do prédio na travessa 3 de Maio ou mesmo as Eleições 2010”, completa o jornalista.

Uma equipe treinada e qualificada fica por trás das notícias e dos tuítes. “As ferramentas não adiantam de muita coisa se o repórter não tiver uma visão ampliada de comunicação. Você escreve, fotografa, edita, posta, divulga e etc. As ferramentas vêm para ajudar neste processo, mas sem um profissional qualificado, isso pouco importa”.

A utilização da rede social Twitter é tão importante quanto a publicação da notícia. Além de ser postada no site, é preciso informar ao público que aquela notícia está disponível. “O Twitter traz visibilidade, feedback, além de funcionar como um grande termômetro para o nosso trabalho”, explica.

RESULTADOS

A cobertura de casos especiais garante o aumento da audiência no DOL. Isto representa mais pessoas acessando o portal para terem notícias atualizadas sobre o caso de destaque.

Os números da audiência do portal mostram o sucesso das coberturas especiais. No período em que o prédio de 33 andares da construtora Real Class desabou, as visualizações das notícias do DOL foram recorde do ano: 2.842.713, enquanto que a média dos demais meses sem cobertura especial é de 2,3 milhões.

“Estamos crescendo e criando um trabalho referência em nossa região. Com a experiência deste primeiro ano do DOL, nossa cobertura tende a ficar cada vez mais precisa e eficaz”, garante o jornalista Diego Andrade.

(Thais Rezende/DOL)

Acesse aqui o blog do Orgulho do Pará. Notícias, informações e bastidores da campanha.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Diário, Orgulho de ser do Pará - Trailer 1
Diário, Orgulho de ser do Pará - Trailer 1 ...