Notícias Esporte Você Comunidade

INSEGURANÇA

Moradores do Guamá vivem rotina de medo

Verão 2010
Publicidade

Quinta-feira, 15/07/2010, 09h51

Cachoeiras do Pará oferecem diversão e aventura

Tamanho da fonte:

Confira o mapa das maiores quedas d'água do estado e escolha a sua

O turismo de aventura é um dos segmentos que atualmente mais cresce em todo o mundo e particularmente no Pará, onde as belezas naturais permitem a realização de uma infinidade de atividades em diversos destinos turísticos. Aventurar-se pelos vários cantos do Estado significa, sobretudo, ter contato com uma natureza plena de opções.

Além das grandes cachoeiras, há centenas de pequenas quedas d'água, particularmente na região do Araguaia-Tocantins, acessíveis a partir de Marabá e Tucuruí, e trechos encachoeirados, ideais para a prática da canoagem radical. Especialmente para amantes da aventura, o DIÁRIO ONLINE preparou uma lista com algumas cachoeiras ainda selvagens, em vários pontos do Pará. 

Cachoeira do Aruã

Celivaldo Carneiro

>> Cachoeira do Aruã: paisagem amazônica de Santarém. (Foto: Celivaldo Carneiro)

Fica no afluente do rio Tapajós - oeste paraense. Uma pequena ilha coberta de vegetação separa as duas quedas d'água que marcam, de forma única, mais esta bela mostra da paisagem amazônica.

Para conhecer de perto, parte-se de voadeira de Alter-do-Chão, em Santarém. A viagem dura perto de 5 horas em companhia de agradáveis e inusitadas praias que surgem nos meses de verão, com águas verde-azuladas e areias bem brancas. O local onde fica a cachoeira é ideal para a prática de esportes radicais, como a canoagem. Porém, é necessário ir preparado, pois não há moradores e nem infra-estrutura.

Cachoeira de Santo Antônio

Reprodução

>> Cachoeira de Santo Antônio: desponta de quedas d'água em superfície rochosa. (Foto: Reprodução)

Situada na divisa do Pará com o estado do Amapá, a Santo Antônio é um dos belos exemplos de cachoeiras existentes no Pará. Fica no município de Almeirim, a cerca de 30 horas de barco de Belém. A localização da cachoeira possibilita um passeio pela sua plataforma rochosa. Barcos e lanchas também podem chegar próximo às quedas.

Cachoeiras Abismo e Pingüim

Reprodução

>> Medicilândia: vale a pena conhecer as cachoeiras do município. (Foto Divulgação)

Ambas ficam no município de Medicilândia, sendo algumas das atrações naturais do local surgido no Km 90 da Transamazônica. A viagem até as cachoeiras é uma verdadeira aventura que, ao lado do Monumento Natural de Medicilândia - considerada a maior caverna em arenito da América do Sul -, dá o charme paradisíaco ao município. O ponto de partida para conhecer as belíssimas paisagens é Altamira, no sudoeste paraense. Medicilândia fica a 90 km de lá.

Cachoeira Planaltina

Divulgação

>> Cachoeira Planaltina: queda d'água com mais de 30 metros é excelente pra prática de esportes. (Foto: Divulgação)

Está situada no município de Brasil Novo - sudoeste paraense - e é uma das atrações do local que possui, além de cachoeiras, inusitadas cavernas. A cachoeira Planaltina está bem perto da sede do município, e é nome também de uma caverna do local. Fica descendo o rio Arrependido, nas serras do Iriri e Grande das Araras. Um lago de águas verdes dá o toque especial ao local, cujo acesso é por via terrestre.

 Cachoeira Porteira

Divulgação

>> Cachoeira da Porteira: cenário primitivo encanta os visitantes. (Foto: Divulgação)

Fica na região do Baixo Amazonas. A cachoeira Porteira é marcada por um cenário primitivo e único, com uma natureza ainda não explorada, onde há botos, animais silvestres e jacarés. Para chegar à cachoeira o ponto de partida é o município de Oriximiná, a 823 Km de Belém. Chega-se de lancha ao local em cerca de cinco horas. Pode-se também partir de Porto de Trombetas, na mesma região.

Cachoeira do Bem Fica

Reprodução

>> Alenquer: possui quedas d'água exuberantes e atrai inúmeros visitantes. (Foto: Reprodução)

Acesso a partir do município de Alenquer, no baixo Amazonas, em aproximadamente duas horas de carro de grande porte ou médio porte, mais 3 horas e meia subindo as serras da região. São necessários apenas dois dias para a viagem. A cachoeira do Bem-Fica se localiza no rio Curuá, com 100 metros de largura e 15 metros de altura, cortando de uma margem para outra o rio. Apresenta praias de areia branca piscinas naturais nas pedras. 

Esportes radicais - O Estado possui lugares paradisíacos que são verdadeiros convites para quem curte mergulho, surf, windsurf, canoagem, rafting, corrida de aventura, rally, trekking ou cavalgada. Os cenários são florestas, cavernas, cachoeiras, rios, áreas rochosas e muito sol. (Diana Verbicaro - Diário Online, com informações da Paratur)

 

Ney Marcondes

>> Adrenalina: prática de esportes radicais pode ser realizada por todo o Estado. (Foto: Ney Marcondes)

 

Comentários Recentes

  • lobo disse: Comentário postado em 14/05 Sábado às 10:46h "olha, esta lista está muito defasada na região da serra das andorinhas município de São Geraldo do Araguia estão as mais altas e bonitas cachoeiras do estado, na floresta nacional de carajás e imediações existem seis cachoeiras catalogadas e outras tantas ainda desconhecidas, acho que devemos explorar mais nossas riquezas...ps conheço muitas e pratico rapel nelas."
  • Luiz Antônio de Castro disse: Comentário postado em 15/07 Quinta-feira às 11:25h "Cadê a Paratur que não explora isso? Se fizerem projetos exclusivo para pessoas que gostam de esporte radical e ecoturismo teria sucesso, com ceteza. O negócio é que por 12 anos colocaram um médico na paratur. Pode? e agora, no governo atual, nada se sabe. É uma secretaria inútil. Que me perdoe a governadora, as estão paradérrimos"
Mostrar mais comentários [+]
Siga-me

Lojas do Tem! (Classificados)


IT Center
Shopping Pátio Belém - 2o piso
Shopping Castanheira - 1o piso
Gaspar Viana, nº 778
Yamada Plaza (Av. Gov. José Malcher)
Yamada Plaza (Castanhal)
Formosa Duque (Subsolo)
Formosa Cidade Nova (Subsolo)
RBA - Av. Almirante Barroso, 2190


Call Center Tem! (Classificados)
(91) 4006-8000

Fale Conosco

(91) 3084-0100

Central do Assinante

(91) 4006-8000

Endereço

Av. Almirante Barroso, 2190
CEP 66095.000 - Belém-PA

Redação


(91) 3084-0119
(91) 3084-0120
(91) 3084-0126
(91) 3084-0100

Ramais: 0209, 0210 e 0211

Twitter