Notícias Esporte Você Comunidade

OURILÂNDIA DO NORTE

Dívida da prefeitura é de quase R$ 10 milhões

Pará
Publicidade

Segunda-feira, 07/01/2013, 02h01

Portal da Amazônia abre alas para o carnaval

Tamanho da fonte:

O carnaval de Belém ganhou um novo local para a folia. Os tradicionais blocos de rua que antes se apresentavam no bairro da Cidade Velha agora se concentram na orla de Belém. Com mais espaço e infraestrutura, o Portal da Amazônia abrigou ontem aproximadamente 50 mil pessoas que já estão no clima da folia. A partir de agora, todos os domingos até o dia 10 de fevereiro serão de festa na orla.

Os blocos começam às 16h e garantem festa até as 22h. No primeiro domingo, quem comandou a folia foram os blocos “Fofó do Lino”, bloco dos Blogueiros de Belém, “Filhos da Ilha”, “Fofó do Eloy” e o “Jambu do Kaveira”. Para curtir a festa, alguns brincantes não perdem a chance de se caracterizar. Se autointitulando “Luiza Brunet” com a fantasia “guerreira das guerreiras”, o folião foi maquiado, de salto e muito brilho. Junto com ele, “Penélope Charmosa” garante que no carnaval o importante é se divertir. “Sempre me arrumo toda para vir só pelo prazer de me montar e ser feliz”, conta.

A proposta de reunir os blocos na orla partiu da prefeitura de Belém, que se reuniu com a Associação das Fanfarras da Cidade Velha e outros blocos carnavalescos para projetar a estrutura necessária para o conforto e segurança dos foliões.

Um dos destaques da festa é o camarote para 200 pessoas, disponibilizado para os idosos, um espaço exclusivo para as crianças e um “estacionamento” para os moradores das ilhas de Belém, que podem atracar as embarcações na orla. A estudante Ivanisse Azevedo adorou a ideia e levou a filha para o espaço das crianças. “O carnaval aqui está muito legal, está dando chance para mais pessoas virem. Trouxe a minha filha, ela está um pouco assustada ainda, mas tá aqui no espaço para as crianças”, diz.

A segurança dos brincantes na área do portal foi garantida por 60 policiais militares, 12 agentes da CTBel, 100 seguranças particulares, equipes da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, do Detran e da Polícia Civil. Além disso, 50 agentes da Secretaria Municipal de Economia fiscalizam o comércio informal.

Retirada da folia da Cidade Velha é alvo de reclamações



Apesar da festa na orla de Belém, alguns blocos preferem ter o centro histórico da cidade como cenário do carnaval. Alguns representantes de blocos afirmam que o lugar do carnaval de rua é o centro histórico. Segundo o coordenador cultural da Associação de Moradores da Cidade Velha, Jânio Miglio, o carnaval valoriza o patrimônio histórico. “O carnaval depende da força de quem faz. Só queremos apoio e respeito, as famílias tradicionais do bairro continuam querendo o carnaval aqui”.

Para Elder Domont, morador há 28 anos do bairro, a medida da prefeitura poderia ser evitada. “Achei desnecessário. A gente percebe que eles não querem dar apoio para a gente. As autorizações que pedimos não foram dadas, disseram que só após uma reunião”, conta.

Para o cantor Eloy Iglesias, atração do Bloco “Fofó do Eloy”, que tradicionalmente saía da Praça do Carmo, é necessário que essa determinação seja discutida. “A gente não quer bater de frente, mas isso não pode ser feito assim, de forma ditatorial. O carnaval no centro histórico acontece em várias capitais do Brasil. Consegui apenas fazer a concentração do bloco aqui na praça e vou percorrer algumas ruas do bairro, mas não vamos ficar aqui”.

Segundo o diretor do Departamento de Ação Cultural da Fumbel, Marcos Marques, a ação é para preservar o patrimônio histórico. “Não é uma questão de ‘não pode’, é uma questão de preservação. Na orla é mais aconchegante e tem mais capacidade de infraestrutura. A Cidade Velha tem ruas apertadinhas, não queremos que nada prejudique o centro histórico, onde temos ótimos projetos culturais”.

(Diário do Pará)

Siga-me

Lojas do Tem! (Classificados)


IT Center
Shopping Pátio Belém - 2o piso
Shopping Castanheira - 1o piso
Gaspar Viana, nº 778
Yamada Plaza (Av. Gov. José Malcher)
Yamada Plaza (Castanhal)
Formosa Duque (Subsolo)
Formosa Cidade Nova (Subsolo)
RBA - Av. Almirante Barroso, 2190


Call Center Tem! (Classificados)
(91) 4006-8000

Fale Conosco

(91) 3084-0100

Central do Assinante

(91) 4006-8000

Endereço

Av. Almirante Barroso, 2190
CEP 66095.000 - Belém-PA

Redação


(91) 3084-0119
(91) 3084-0120
(91) 3084-0126
(91) 3084-0100

Ramais: 0209, 0210 e 0211

Twitter