Notícias Esporte Você Comunidade

ACESSIBILIDADE

Passaporte brasileiro terá mudanças em 2015

Pará
Publicidade

Segunda-feira, 17/10/2011, 02h48

Prova do Enem ocorrerá no horário de verão

Tamanho da fonte:

No primeiro dia útil do horário de verão 2011, os atendimentos e serviços realizados nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e no Estado da Bahia já iniciaram uma hora mais cedo. Apesar de o Pará estar entre os Estados que não adotam o horário de verão, como todos os da região Norte e quase todos do Nordeste, os paraenses devem ficar atentos às alterações em horários de voos e de algumas provas de concursos públicos ou processos seletivos que sejam organizadas a nível nacional, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quem for realizar a prova do Enem, que acontecem nos próximos dias 22 e 23, também deve prestar atenção no horário de realização do exame. No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, a prova está marcada para começar às 13h, porém, como o horário é o correspondente ao horário de Brasília, onde prevalece o horário de verão (informação confirmada pela assessoria de imprensa da Seduc), nas regiões Norte e Nordeste as provas iniciarão uma hora mais cedo, às 12h.

REPERCUSSÃO

A estudante Bianca de Oliveira, que vai fazer a prova do Enem no próximo final de semana, acredita que a mudança irá confundir alguns alunos. “Isso prejudica quem mora nessas regiões porque o horário é diferente e muitos alunos vão acabar indo para a prova no horário mais tarde”, acredita ela, que há pouco tempo ficou sabendo da interferência. “Eu não tinha pensado nisso, pensava que ia continuar normal. No cursinho ainda não falaram nada”.

De acordo com o informe divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de verão, que, neste ano, terá 133 dias – o mais longo desde 1985 –, poderá representar uma economia para o Brasil que pode variar de R$75 milhões a R$100 milhões. Ainda segundo a ONS, considerando-se todos os estados das três regiões atingidas pela medida, a diminuição da demanda estimada será de 4,6%, o equivalente a 2.650 megawatts (MW).

Segundo o engenheiro eletricista Ricardo Aciolly, essa economia é possível porque, no período de estiagem ou clima seco, os rios que movimentam as hidrelétricas não têm condições de atender a demanda crescente de energia, o que não acontece no período úmido, quando os rios estão cheios.

ENERGIA

“Temos o horário de pico, que é de 18h30 até 21h30, quando a geração de energia funciona em sua capacidade máxima. Quando isso é aliado ao tempo seco, temos a tarifa mais cara”, explica. “Já quando funciona o horário de verão, temos um ganho de geração porque colocamos o pico mais cedo”.

Ainda segundo o engenheiro, o Norte não é afetado devido a questões climáticas e geográficas. “Em outros locais, o dia começa mais cedo e termina mais tarde, mas em Belém o horário é bem definido, por isso o horário de verão não funciona. O dia amanhece às 6h e anoitece às 18h”.

A alteração do horário nas outras regiões do Brasil não afeta a rotina da dona de casa Jurema Rodrigues. Ainda assim, ela afirma que gosta desse período. “Eu gosto porque os programas da televisão passam mais cedo e eu tenho tempo de assistir o que eu gosto”.

HORÁRIOS

Os portões de acesso das escolas que receberão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abrem às 12h e fecham quando inicia a prova, às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília. Os alunos das regiões Norte e Nordeste, com exceção do Estado da Bahia, devem ficar atentos e comparecer à prova uma hora antes, já que o horário oficial é o correspondente a uma região afetada pelo horário de verão. (Diário do Pará)

Siga-me

Lojas do Tem! (Classificados)


IT Center
Shopping Pátio Belém - 2o piso
Shopping Castanheira - 1o piso
Gaspar Viana, nº 778
Yamada Plaza (Av. Gov. José Malcher)
Yamada Plaza (Castanhal)
Formosa Duque (Subsolo)
Formosa Cidade Nova (Subsolo)
RBA - Av. Almirante Barroso, 2190


Call Center Tem! (Classificados)
(91) 4006-8000

Fale Conosco

(91) 3084-0100

Central do Assinante

(91) 4006-8000

Endereço

Av. Almirante Barroso, 2190
CEP 66095.000 - Belém-PA

Redação


(91) 3084-0119
(91) 3084-0120
(91) 3084-0126
(91) 3084-0100

Ramais: 0209, 0210 e 0211

Twitter